[Recomendamos]
[A culinária Maranhense]
[Dicas da Semena]
[Cozinha Regional]
[Cozinha Nacional]
[Cozinha Internacional]
[Hotéis]
[Pousadas & Albergues]
[Galeria de Fotos]
[Opções de Passeios]
[Economia]
[Happy Hour]
[Bares]
[Bares de Praia]
 
[Serviços]
[Principal]




 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site
SERVIÇO | Opções de Passeios

Para quem está planejando visitar São Luís do Maranhão pela primeira vez cabe o aviso: o clima da Ilha Grande, onde está localizada a cidade, é tropical. Isso significa dizer que a temperatura média ao longo do ano fica em torno dos 27,5º, e existem apenas duas estações distintas - a seca, que vai de julho a dezembro; e a chuvosa, de janeiro a junho.

Na estação seca, não tenha dúvida: a roupa mais adequada para usar durante o dia deve ser preferencialmente clara, leve e confortável. Apesar desse período do ano coincidir com a época dos ventos gerais - venta bastante sobretudo de setembro a dezembro -, o termômetro não raro passa dos 31º à sombra. Por isso, não esqueça o protetor solar, o chapéu e os óculos escuros.

Seus pés merecem também atenção especial: uma vez que a maior parte dos passeios será feita necessariamente ao ar livre, percorrendo o centro histórico, o mais indicado é usar tênis ou calçados leves, mas resistentes: as ruas mantêm o padrão original de calçamento, feito com paralelepípedos - e ele é consideravelmente irregular.

Na praia, valem os cuidados de sempre com a exposição ao sol - protetor solar e óculos escuros são imprescindíveis. Não esqueça também de manter o corpo hidratado, e para isso não há nada melhor do que água de coco.

Quando for mergulhar, fique atento: as ondas não são muito altas, apesar do vento constante, mas a correnteza é forte por conta das marés - há uma diferença de até seis metros entre a maré alta e a baixa-mar, o que se pode perceber melhor quando de repente a faixa de areia da praia, com mais de cem metros de largura em alguns pontos, simplesmente some em poucas horas. Ou então vai aparecendo de súbito do meio das águas.

Se você não souber nadar, evite passar da linha de arrebentação. E mais: quando a maré está enchendo, ela preenche rapidamente as depressões onde antes ficavam as poças d' água na maré baixa. Um passo em falso e você pode não encontrar mais o chão sob seus pés.

À noite, na orla marítima, o vento que ali sopra constantemente torna-se um pouco mais intenso e frio - o melhor então é se prevenir vestindo roupas mais 'pesadas' do que aquele conjunto bermuda/camiseta usado durante o dia.

Na estação das chuvas, não se preocupe: em algum momento você irá se molhar - e muito. As chuvas em São Luís são imprevisíveis. O céu pode estar azul e sem qualquer nuvem à vista, mas de repente muda tudo e chove durante dois dias seguidos. O inverso também pode acontecer: depois de dois dias de chuva incessante, as nuvens somem de uma hora para outra e o sol aparece. Aí é preciso um cuidado especial. Por conta da grande umidade no ar, a evaporação é muito forte e a temperatura sobe. Essa oscilação pode causar algum mal-estar e um ou outro resfriado, mas nada de muito sério.

No período do carnaval, que na cidade é tradicionalmente de rua, assim como em Salvador, as chuvas por coincidência se tornam mais freqüentes - mas no fim de tarde elas se constituem num refrigério bem vindo aos foliões, que se esbaldam acompanhando os muitos blocos carnavalescos pelas ruas do centro da cidade.

No mais, chova ou faça sol, as opções para se divertir a valer ao longo do ano são muitas e variadas, e elas atendem a todos os gostos e expectativas: das apresentações de bumba-meu-boi a shows de reggae roots.

Escolhendo a sua, é só aproveitar.

 



NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados