[Apresentação]
[A Cidade]
[Acesso Rápido]
 
[Arquivo]
[Principal]

:: Rua da Estrela
:: Rua 14 de Julho
:: Avenida Pedro II
:: Rua da Palma
:: Rua Direita
:: Rua de Nazaré
 






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site


A CIDADE    |   Rua da Estrela


A Rua da Estrela tem seu início na Avenida Pedro II, de onde desce em acentuado declive até a Praça do Comércio da Praia Grande. Nesse trecho, atravessa o coração do Centro Histórico de São Luís, sendo um ponto turístico dos mais frequentados, sobretudo pelo clima de romântica boêmia que evoca. Ali, pode-se ver o Solar do Largo do Comércio, sem dúvida um dos maiores prédios do bairro, com 2.646 metros quadrados de área construída no mais refinado estilo colonial, e, logo adiante, a Câmara de Vereadores, antiga sede da Alfândega do Maranhão.

A Rua da Estrela - vale lembrar - era um logradouro eminentemente comercial até quase as duas últimas décadas do século XX, concentrando em seus belos sobrados muitas das mais importantes firmas da cidade. Nela, por exemplo, funcionou por muitos anos - no número 472 - a sede da Ullen Manegement Company, onde em 1933 foi assassinado John Harold Kennedy, administrador da empresa e suposto tio de John F. Kennedy, presidente norte-americano de 1961 a 1963.

Saindo da Praia Grande, a Rua da Estrela sobe até às imediações da Rua Direita. Os sobrados, imponentes, sucedem-se num impressionante conjunto arquitetônico muito semelhante à parte mais antiga de Lisboa. Curiosamente, não existem aí muitas fachadas azulejadas.

A partir desse ponto, inicia-se uma longa descida. O passeio é tranqüilo. As calçadas de pedras de cantaria chamam a atenção, assim como a existência de muitos batentes feitos com o mesmo material. Próximo ao trecho final da rua, que segue margeando os muros do Convento das Mercês numa ampla curva à direita, até acabar no Anel Viário, fica o Solar dos Vasconcelos. Trata-se de um dos mais valiosos exemplares da arquitetura maranhense do século XIX, e é um verdadeiro triunfo do esforço do Maranhão em preservar sua rica herança cultural. O prédio, que estava em ruínas até bem pouco tempo atrás, foi totalmente restaurado e adaptado, de forma a poder abrigar o acervo do Memorial do Centro Histórico. Visitar o local e sua exposição permanente é uma atração imperdível. Depois, é completar a caminhada sob a proteção dos imponentes muros do Convento das Mercês.

O retorno para a Praia Grande deve ser feito bem devagar - então, é possível se perceber, sem muito esforço, a solene atmosfera que emana desse belíssimo conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX, um dos mais homogêneos do Brasil.


Veja também

 [Galeria de Fotos]
 [Localize-se]



NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados