[Apresentação]
[A Cidade]
[Acesso Rápido]
 
[Arquivo]
[Principal]

:: Rua da Estrela
:: Rua 14 de Julho
:: Avenida Pedro II
:: Rua da Palma
:: Rua Direita
:: Rua de Nazaré
 






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site


A CIDADE    |   Rua 14 de Julho


A Rua 14 de Julho começa na Rua da Estrela, no ponto em que esta faz esquina com o Beco da Prensa, e termina no cruzamento com a Rua Formosa. Na verdade, trata-se da Rua de Santana, a qual, ao longo dos anos, ganhou várias denominações em seus diversos trechos - prática esta, aliás, relativamente comum em São Luís, onde não raras vezes uma rua tem mais de dois nomes.

No caso, a Rua 14 de Julho compreende o antigo trecho da Rua de Santana antes denominado de Rua da Relação, ou Rua do Hospital Velho, em função da existência, na esquina com a Rua da Palma, do Tribunal da Relação. É um trecho de rua fortemente aladeirado, típico da cidade. Logo em seu início, cabe chamar a atenção para o imenso solar que ocupa toda a sua quadra inicial do lado esquerdo, e que se estende até o cruzamento com a Rua do Giz.

Esse casarão senhorial - que pertenceu a uma das mais ricas e controvertidas personagens de São Luís, Ana Jansen - é atualmente ocupado pela escola de Música do Estado, e merece uma demorada visita: seja por seu tamanho, que já é uma atração em si, seja por sua elaborada e curiosa arquitetura, cabendo ainda especial destaque para o jardim, que fica de frente para a Rua do Giz.


Prosseguindo-se a subida pela Rua 14 de Julho, passa-se mais adiante pelo lugar antigamente conhecido como Canto Pequeno, já na esquina com a Rua Formosa. Nesse sítio, até meados do século XIX, era comum a reunião de um grande número de escravos, chamados de negros do ganho, cujos senhores alugavam a quem quer que fosse para a realização de serviços pesados ou domésticos, e, não raro, para a prostituição. Embora relatado em diversas crônicas como sendo um ponto de alegre algazarra, na verdade essa esquina guarda a lembrança do sempre frágil compromisso de irmandade do homem para com seu semelhante.

Mais digno de nota, porém, é a grande concentração de sobrados que se observa na área, e que preservam ainda a integridade de suas linhas primitivas, apesar de ocupados para os mais diversos fins - e, além deles, as calçadas de cantaria e os batentes, que sem dúvida alguma se constituem numa das principais características da paisagem urbana do centro histórico de São Luís.



Veja também

 [Galeria de Fotos]
 [Localize-se]


NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados