[Apresentação]
[A Cidade]
[Acesso Rápido]
 
[Arquivo]
[Principal]

:: Rua da Estrela
:: Rua 14 de Julho
:: Avenida Pedro II
:: Rua da Palma
:: Rua Direita
:: Rua de Nazaré
 






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site


A CIDADE    |   Rua da Palma


A Rua da Palma tem seu início na Praça Benedito Leite, e de lá avança em uma longa descida até a Praça do Pescador - na Praia do Desterro -, onde termina. Durante quase todo século XIX, foi a rua mais nobre e mais bem freqüentada de São Luís, pois muitas famílias ricas, proprietárias dos grandes comércios da Praia Grande, estavam ali estabelecidas em imponentes sobradões.

Por conta desse detalhe, não seria exagero afirmar que a história da Rua da Palma está intimamente relacionada com a da Praia Grande: quando as tradicionais firmas comerciais fixadas naquela área começaram a falir e a desaparecer, foi nessa artéria que o reflexo da crise se fez sentir de maneira mais forte. Em meados do século XX, grande parte dos antigos sobrados senhoriais estava transformada em prostíbulos - alguns opulentos, é verdade, mas mesmo esses aos poucos foram decaindo, incapazes de reter ao menos uma parte do antigo glamour. Atualmente são os botecos que proliferam no local, embora em trechos restritos, e conferem à rua uma peculiar aura de degradada boêmia.

O passeio pela Rua da Palma é necessariamente demorado. Primeiro, trata-se de uma rua de considerável extensão - o que não deixa de ser surpreendente, sobretudo se levarmos em conta o fato de São Luís ter sido uma cidade relativamente pequena até meados do século XX. Depois, há muito que ver. Tomando-se as precauções de praxe com a segurança pessoal, a caminhada vale à pena: os casarões se sucedem numa impressionante diversidade de estilos e fachadas, muitos deles ostentando mais de dois andares. Observe também a profusão de batentes de pedra de cantaria e as grades de ferro que ornamentam os balcões e encimam as portas: várias delas ainda exibem vistosos monogramas, finamente trabalhados, e as datas em que lá foram colocadas - algumas remontam bem ao início do século XIX. E mais: já quase no final da rua, há o belíssimo Convento das Mercês para visitar - uma imensa construção do século XVIII, levantada pela ordem dos mercedários - e, também, a Igreja do Desterro, um dos mais antigos templos de São Luís, anterior a 1641, e cuja história está intrinsecamente ligada à história da cidade.

Uma curiosidade sobre a Igreja do Desterro: sua fachada é dotada de um interessante ornamento bulbar, detalhe que lhe confere um exótico aspecto oriental, único no Brasil.


Veja também

 [Galeria de Fotos]
 [Localize-se]



NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados