[Séries Numeradas]
[Sobre o acervo da Patrimonio]
[Eussaup Produções]
[Raio X]
[Anno 29]
[Terra Marañaguara]
 
 
 
[Sala de Imprensa]






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site



 

 

 

 

 

 

 

 

SALA DE IMPRENSA   |   Raio X do Patrimonio 2.0

O Patrimoniodahumanidade.com nasceu dentro de expectativas bastante modestas, em 2004. Embora tivesse como objetivo divulgar, para o Brasil e para o mundo, as muitas belezas e singularidades de uma cidade única como São Luís do Maranhão, o projeto original de seu layout comportava apenas trezentas páginas – que, pensávamos à época, era uma quantidade mais que suficiente para realizar com galhardia sua proposta.

É claro que estávamos redondamente enganados quanto a isso – em menos de cinco anos o site ultrapassou a marca das mil páginas, abarcando um volume considerável de conteúdos diversos, além de centenas de fotos. Pelos anos que se seguiram depois, sua saga foi a de continuar crescendo em todas as direções, cheio de possibilidades, até chegar ao ponto em que já não dava mais: era preciso mudar o antigo layout, organizar melhor o material veiculado, preparar o terreno para novos vôos – é preciso dizer que, já àquela altura dos acontecimentos, havia ficado bastante claro que o Patrimonio tinha a necessária vocação e estava a caminho de se tornar um Portal.

Em sua concepção 1.0, o site foi dividido em seções, de forma a que todos os múltiplos aspectos relativos à cidade de São Luís do Maranhão pudessem ser, por assim dizer, visitados.

Essas seções eram:

a) Principal
b) A Cidade
c) Centro Histórico
d) Cultura & Folclore
e) Matérias Especiais
f)  Museu de Imagens
g) Sala de Imprensa
h) Agenda
i)  Serviço
j)  Novidades

Ao ser pensado o novo layout para o Patrimonio 2.0, ficou decidido que este seria, até onde fosse possível, absolutamente fiel à sua concepção original. Ficou também decidido que a estrutura de seções seria mantida – mas com algumas modificações mais que oportunas. Então, com isso em mente, a Equipe Patrimônio pôs mãos à obra.

A empreitada durou quatorze meses e foi atroz.

Não. Não se trata de dramatizar. A mudança de layout do Patrimonio se tornou difícil por ter sido longa, custosa e feita sempre no limite das possibilidades de um orçamento mensal que, contingenciado, exigia um jogo de cintura digno da elasticidade do Senhor Fantástico.

Mas chegamos lá – depois de um ou dois tropeços, de idéias que não deram certo e de muitas horas de trabalho que infelizmente resultaram em equívocos que precisaram ser descartados. O Patrimonio 2.0 não é ainda um Portal, porém está efetivamente no limiar disso: é feito um prédio só com o térreo construído, muito embora suas fundações permitam que se levantem mais cinco, dez andares.

Como se disse, primamos em manter a identidade visual do site e sua estrutura, que é dividida em seções - mas algumas modificações precisaram ser feitas. Por exemplo, reunimos Centro Histórico e A Cidade numa única seção, denominada A Cidade. Com isso, o acesso ao conteúdo ficou mais organizado, tornando-se ainda mais rápido, fácil e lógico para o internauta.

O mesmo aconteceu com as Matérias Especiais e a Sala de Imprensa. Antes, ainda que não fossem similares, essas seções acabaram apresentando propostas idênticas de veiculação – tanto em uma quanto em outra as notícias podiam virar reportagens e matérias de fundo. Ou vice-versa. O fato é que ficava bastante difícil administrar essa mixórdia, motivo pelo qual a solução mais adequada foi concentrar todo o conteúdo das seções nas Matérias Especiais e reformular a proposta da Sala de Imprensa – que passou a conter apenas informações e matérias específicas, voltadas para divulgação institucional do Patrimonio 2.0, além dos contatos de e-mail, mídias sociais e mecanismos de comunicação on-line como o Skype

Modificamos também o Museu de Imagens, que passou a encampar a prerrogativa de não apenas fornecer, mas também administrar todas as imagens publicadas no site, inclusive as que integram outras seções, como é o caso dos tours virtuais – e essa nova atribuição proporcionou uma melhor estrutura de controle e qualidade das fotos.

Ao menu principal foram acrescidos o Arquivo, onde o conteúdo de todas as seções estão relacionadas e organizadas em lista, e Athína.

Athína, aliás, merece um adendo, pois reúne um conteúdo tão diferenciado quanto surpreendente: matérias e fotos sobre marcos arquitetônicos nem sempre percebidos no dia-a-dia da cidade; fotos antigas, documentos primários dos tempos da Colônia e do Império, obras literárias dos séculos XVII, XVIII e XIX; catalogação dos azulejos por logradouro, origem e padronagem; exposição dos tipos e variedades de bandeiras, sacadas e mirantes, além de uma série de outros elementos que tornam São Luís a cidade que é.

O Patrimonio 2.0 já adicionou também a todas as suas páginas um menu auxiliar, contendo acesso ao Blog do site, ferramentas de busca e acessibilidade. Em breve, Projetos já em desenvolvimento serão adicionados ao Patrimonio 2.0 – tais como Alcântara na WEB e Burunga. Conheça-os clicando aqui.

O melhor de tudo é que o Portal Patrimoniodahumanidade.com começa a ser construído já a partir deste ponto – afinal de contas, o futuro que se deseja tem as bases fincadas naquilo que se realiza hoje.

Acompanhe-nos nesta aventura fascinante.

Equipe Patrimonio




 

 

 

 











NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados