[Séries Numeradas]
[Sobre o acervo da Patrimonio]
[Eussaup Produções]
[Raio X]
[Anno 29]
[Terra Marañaguara]
 
 
 
[Sala de Imprensa]






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site



 

 

 

 

 

 

 

 

SALA DE IMPRENSA   |   La Ravardière e a França Equinocial

O Patrimoniodahumanidade.com teve a honra de fornecer algumas indicações, material de pesquisa, fotos e textos que foram utilizados no livro La Ravardière e A França Equinocial - obra conjunta dos pesquisadores Vasco Mariz e Lucien Provençal.

O lançamento da obra, ocorrido em março de 2008 na sede da Academia Maranhense de Letras, integrou o ciclo de eventos comemorativos pelo transcurso do centenário da Instituição, fundada em 10 de agosto de 1908, e foi precedido pela palestra La Ravardière – um pouco mais, proferida por Mariz: um relato saboroso e revelador sobre as muitas facetas desse aventureiro francês que sonhou com um império colonial para o seu país em terras do Maranhão.

Fruto de extensas pesquisas realizadas em Portugal, França, Espanha e Suíça, o livro a França Equinocial começou a ser escrito em 2004, logo após o lançamento de Villegagnon e a França Antártica, também um trabalho conjunto desenvolvido por Mariz e Provençal.

De leitura rápida e agradável, a obra de Mariz e Provençal traz ao público aspectos até então pouco conhecidos sobre os bastidores da colônia francesa fundada em São Luís, tais como as tensas relações mantidas entre seus comandantes, entre protestantes e católicos, bem como um insuspeitado traço da personalidade de La Touche - a imensa vaidade, possivelmente responsável por sua surpreendente derrota em Guaxenduba, diante das forças portuguesas muito inferiorizadas numericamente.

Nascido em 22 de janeiro de 1921, na cidade do Rio de Janeiro, Vasco Mariz estudou música no Conservatório Brasileiro de Música, formando-se em Direito pela Universidade do Brasil em 1943. Diplomata de carreira, serviu em Portugal, Iugoslávia, Argentina, Itália, Estados Unidos e Alemanha, aposentando-se após quarenta e dois anos de serviço.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e da Academia Brasileira de Música, dentre outros, Mariz é autor de mais de quarenta obras sobre musicologia e história, tendo recebido, ao longo de sua carreira, numerosas condecorações brasileiras e estrangeiras, entre as quais a Légion d’Honneur francesa.



 

 









 

 

 

 

 











NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados