[Apresentação]
[As Ruas da Praia Grande]
[Para Visitar]
[Galeria de Fotos]
 
[Acesso Rápido]
 
[A Cidade]
[Principal]







 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site


A CIDADE    |  Para Visitar


Além do belo conjunto arquitetônico formado pelos casarões existentes na área, e da atmosfera de romântica boêmia, a Praia Grande fornece ainda uma variada gama de opções relacionadas ao lazer e à cultura.

Confira.


MUSEU DE ARTES VISUAIS

À parte o próprio prédio já ser uma atração em si - trata-se de um típico casarão maranhense do século XIX -, esse museu dispõe de um acervo bastante rico e diversificado no que diz respeito a gravuras e fotos raras, além de obras de artistas maranhenses de várias gerações e estilos. Destaque absoluto, no entanto, para a sua coleção de azulejos dos séculos XVIII e XIX. Realiza periodicamente exposições de artistas contemporâneos e funciona de terça a sexta-feira, das 09h00min às 18h40min. Aos sábados, domingos e feriados fica aberto das 09h00min às 18h00min. A entrada é franca.


CASA DO MARANHÃO

Um dos mais imponentes prédios da área da Praia Grande, antiga sede da Fazenda Estadual, a Casa do Maranhão abriga hoje um espaço destinado a preservar e difundir a memória da mais rica e popular manifestação folclórica do Estado, o bumba-meu-boi. O visitante é apresentado, numa festa de cores e formas, aos diversos sotaques e personagens deste auto popular. Imperdível também é a vista descortinada das sacadas do prédio, que praticamente se debruçam sobre o rio Bacanga e ficam de frente para a enseada que este forma com o rio Anil. Permanece aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 09h00min às 19h00min, e aos domingos e feriados das 09h00min às 18h00min. A entrada é franca.


CENTRO DE CRIATIVIDADE ODYLO COSTA, filho

É um importante espaço cultural que dispõe de biblioteca, área de exposições, salas de dança, teatro e cinema. Promove periodicamente oficinas de arte, festivais de cinema alternativo, cursos de desenho, pintura, dança, fotografia, xilogravura, entre outros. Está instalado num amplo prédio, nº 200 da Rampa do Comércio, que antes abrigou diversas firmas maranhenses que mantinham comércio com o interior do Estado através do porto da Praia Grande. Funciona de segunda a sexta-feira, das 13h00min às 19h00min.


MORADA DAS ARTES

É um local onde diversos artistas plásticos da cidade residem, trabalham, expõem e comercializam suas obras. O prédio, antigo depósito de documentos do Governo do Estado, foi inteiramente reformado e lá se pode comprar artesanato de qualidade, tais como chapéus, chinelos e bonés confeccionados com palha de buriti, quadros, camisas e vários itens da produção dos artesãos locais, todos de indiscutível valor artístico. Fica na Rua do Trapiche s/n, e é aberto à visitação. Funciona das 09h00min às 18h00min, de segunda a sexta-feira.


RAMPA CAMPOS MELO

Mandada fazer pelo então presidente da província do Maranhão, Antonio Manuel de Campos Melo, no final da Rua do Trapiche, foi finalizada em 1862. Consiste numa segunda rampa de desembarque na área da Praia Grande e é utilizada até hoje.


CASA DAS TULHAS

É a Feira da Praia Grande. Conta com várias lojas comerciais e de artesanato em sua parte externa, além de dezenas de boxes em sua parte interna, onde se encontra da farinha d' água típica do Maranhão até a Tiquira, cachaça de surpreendente cor violeta feita da mandioca e com alto teor alcoólico. Abre diariamente.


PRAÇA NAURO MACHADO

O local abrigava originalmente a antiga sede da Companhia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará, cujos imóveis foram abandonado e ruíram. A Praça, denominada antes de João do Vale, é um intervenção urbanística recente na área da Praia Grande, mas compôs com o Largo do Comércio um espaço aberto favorável à circulação dos visitantes e à realização de manifestações típicas do Maranhão, tais como o tambor de crioula, a dança portuguesa e o bumba-meu-boi.


CASA DE NHOZINHO

Instalado num sobrado monumental, que possui quatro andares e fachada recoberta de azulejos portugueses - exemplo dos mais expressivos da arquitetura colonial portuguesa de São Luís -, A Casa de Nhozinho, nome dado em homenagem a um artesão que fabricava brinquedos para as crianças pobres, possui um importante acervo de arte indígena, além de peças de cerâmica e utensílios de pesca artesanal. Fica na Rua Portugal, nº 185, e funciona de terça a domingo, sempre das 09h00min às 19h00min.

TEATRO JOÃO DO VALE

Era um antigo galpão de açúcar na área da Praia Grande, adaptado posteriormente para abrigar um teatro experimental. Possui capacidade para quatrocentas pessoas na platéia, é climatizado e dispõe de modernos equipamentos cênicos. Fica na Rua da Estrela, em frente à Câmara Municipal.



NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados