[Apresentação]
[Cultura & Folclore]
[Acesso Rápido]
 
[Arquivo]
[Principal]



:: Cafua das Mercês

:: Solar dos Vasconcelos
:: Casa do Maranhão
:: Centro de Cultura Popular





 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site
Artes & Literatura - Museus & Teatros - Centro de Cultura Popular


Localizado na Rua do Giz, o prédio onde atualmente se acha instalada a Casa da Festa foi construído em meados do século XIX, e por muito tempo abrigou as mais nobres e tradicionais famílias de São Luís.

Já na passagem do século XIX para o século XX, o casarão funcionou como sede do famoso Instituto São José, fundado e dirigido pelo professor Domingos Antonio Machado, notável educador que, à frente desse empreendimento, dedicou-se à formação secundária de boa parte da juventude bem nascida da época, que ali também se preparava para ingressar no ensino superior.

Com o falecimento de Domingos Machado, o Instituto encerrou as suas atividades e o prédio passou a ser sucessivamente alugado para os mais diversos fins, o que muito contribuiu para que a sua estrutura física fosse progressivamente comprometida, tendo esse processo se acelerado sobretudo a partir da década de 40 do século passado, quando chegou até a funcionar como pensão para retirantes carentes.

Ao ser adquirido pelo Governo do Maranhão em 1976, boa parte do teto e dos fundos do sobrado encontrava-se desabada. A primeira restauração empreendida no local ficou a cargo da Fundação Cultural do Maranhão, enquanto que a segunda foi dirigida pelo Departamento do Patrimônio Histórico.

Trata-se de um magnífico casarão de três pavimentos, pátio interno e avarandado rotulado. O térreo apresenta uma portada central ladeada de portas e janelas relhadas. A escada de acesso aos andares superiores fica localizada no módulo central e conta com três balaustradas de madeira e barras de azulejos policrômicos. O primeiro pavimento possui balcões sacados nas portas, bacia de cantaria e gradis de ferro. O último pavimento, por sua vez, ostenta um balcão corrido nos três vãos centrais e janelas nas extremidades.

Instalado nesse espaço privilegiado, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho abriga um acervo riquíssimo, em exposição permanente, abrangendo as indumentárias e adereços das mais representativas manifestações folclóricas do Maranhão, tais como Bumba-meu-boi, Festa do Divino e o carnaval de rua. Fica na Rua do Giz, nº 221, Praia Grande. Funciona de terça-feira a sábado, das 09h00min às 19h00min, e aos sábados das 14h00min às 18h00min. A entrada é franca.



Veja também

 [Localize-se]
 [Galeria de Fotos]

Matérias Relacionadas

 [A Praia Grande]
 [Projeto Reviver]




NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados