[Apresentação]
[A Cidade]
[Acesso Rápido]
 
[Arquivo]
[Principal]

:: Rua da Estrela
:: Rua 14 de Julho
:: Avenida Pedro II
:: Rua da Palma
:: Rua Direita
:: Rua de Nazaré
 






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site


A CIDADE    |   Rua Direita


As ruas de São Luís guardam muitas surpresas - e várias curiosidades também.

Com a Rua Direita não poderia ser diferente. Primeiro, ela nasce num beco estreito, típico da cidade, e sobe numa acentuada ladeira desde o Anel Viário até cruzar com a Rua da Estrela. Nesse trecho, é conhecida como Beco da Prensa, porque ali funcionou, no século XIX, uma prensa de algodão: mas vale esclarecer - isso de ter mais de um nome não é de se estranhar muito numa cidade aonde não raras vezes uma rua apenas chega a ter até quatro denominações diferentes ao mesmo tempo. Pouco usual, porém, é que duas ruas com nomes idênticos sejam encontradas com facilidade, mas é o que acontece nesse caso: o Beco da Prensa, onde se origina a Rua Direita, corre paralelo a outro Beco da Prensa, mais antigo e assim denominado porque também abrigou uma prensa de algodão.

Além dessa peculiaridade, vale lembrar que até o início da década de setenta do século passado, quando ainda não haviam sido iniciadas as obras do aterro que hoje margeia a área do bairro do Desterro e da Praia Grande, as águas do Rio Bacanga, durante a maré alta, invadiam um bom trecho desse beco, e não era muito difícil se flagrar algum barco de pequeno porte placidamente ancorado no local.

Deixando para trás o Beco da Prensa e ultrapassada a Rua da Estrela, chama logo a atenção um imponente sobrado, de nº. 149, que ocupa todo o quarteirão até o cruzamento com a Rua do Giz. Aí funcionou, por muito tempo, o conceituado Liceu Maranhense - cujo quadro de professores, à época, contava com nomes do porte de José Mata Roma, Lilá Lisboa e José Nascimento Moraes, entre outros.

Prosseguindo numa linha reta pouco comum às ruas de São Luís - característica a que algumas pessoas, a propósito, atribuem a origem de seu nome -, a Rua Direita atravessa logradouros igualmente importantes na geografia urbana da cidade: Rua do Giz, da Palma e Formosa. O passeio é agradável, apesar da intensa movimentação de carros e transeuntes, e há uma impressionante sucessão de sacadas, janelões e sobrados para se admirar.

Já quase perto do fim, a Rua Direita cruza com a Rua Formosa e, a seguir, mergulha de ponta cabeça num acentuado declive até a Avenida Magalhães de Almeida. Nesse ponto, encontra-se uma pequena capela que vale à pena ser observada de perto: trata-se de um dos poucos remanescentes dos Passos da Quaresma, locais onde, durante a Semana Santa, as procissões dos fiéis faziam as paradas que correspondiam às estações da Via Crusis de Jesus.

Ao longo dos anos, a Rua Direita foi denominada de Rua Marcílio Dias, em homenagem a esse herói da Batalha do Riachuelo; de Passo do Lapemberg, porque nas proximidades funcionava o escritório desse famoso advogado maranhense do século XIX; de Fundão, no trecho já próximo à Avenida Magalhães de Almeida, e, atualmente, de Henriques Leal, eminente médico, político, jornalista e intelectual maranhense do século XIX.

Como quase sempre acontece nesses casos, o povo segue chamando a rua por sua designação mais antiga: Direita.


Veja também

 [Galeria de Fotos]
 [Localize-se]



NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados