[Acesso Rápido]
 
[Matérias Especiais]
[Principal]






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site
MATÉRIAS ESPECIAIS | Getúlio Vargas - Nota Biográfica


Getúlio Dornelles Vargas nasceu no dia 19 de abril de 1883, em São Borja, Rio Grande do Sul.

Descendente de tradicional família gaúcha, tentou, a princípio, a carreira militar, decidindo-se, mais tarde, pelo Curso de Direito. Foi eleito Deputado Estadual e, logo depois, Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, tornando-se líder da bancada do seu estado no Congresso Nacional.

Escolhido para assumir a pasta da Fazenda no Governo Washington Luis, abdicou deste cargo para disputar o governo do seu Estado. Eleito Presidente do Rio Grande do Sul, constitui um forte movimento de oposição ao governo central, reivindicando o fim da corrupção eleitoral através da adoção do voto secreto e universal.

Apoiado pela Aliança Liberal, Getúlio foi candidato à Presidência da República, tendo sido derrotado nas eleições de 1930 pelo candidato da situação, Julio Prestes. líder da Revolução de 1930, destituiu Washington Luis, tornando-se Presidente da República. Uma das reivindicações básicas das oposições era a convocação de uma Assembléia Constituinte. Getúlio, entretanto, não se preocupou em convocar esta eleição. Diante disto, em 1932, os paulistas responderam com a Revolução Constitucionalista que, apesar de derrotada pelas forças do Governo Federal, atingiu os seus objetivos, já que Getúlio, pressionado pelas circunstâncias, convocou eleições para a formação da Assembléia Constituinte que, em 1934, indiretamente o elegeu Presidente da República. Enfrentando várias posições contrárias ao seu governo, Vargas, em 10 de novembro de 1937, criou o Estado Novo, que se caracterizou como uma ditadura durante a qual foram tomadas medidas visando garantir as leis trabalhistas, o salário mínimo, a garantia no emprego e a Previdência Social, além da criação das indústrias e da siderurgia nacional. Em pleno Estado Novo, teve início na Europa a 2º Guerra Mundial. Assim, no campo da política externa, coube a Vargas declarar guerra ao eixo e ordenar o envio de tropas brasileiras para lutar ao lado dos aliados. A vitória das nações democráticas comprometeu sobremaneiramente o regime ditatorial de Vargas, que foi derrubado em 1945.

Vargas retornou à vida pública em 1950, e, pelo voto direto e secreto, foi eleito novamente Presidente da República. As dificuldades econômicas por que passava o país não permitiram que o seu governo transcorresse tranqüilamente. Getúlio procurou defender, no final do mandato, uma política de cunho nacionalista, voltada para a defesa das riquezas do país e da menor dependência estrangeira. Dentro desta visão, criou a Petrobras.

Diante das posições assumidas por seus adversários políticos, teve início uma crise que culminou com o crime da Rua Toneleiros, onde veio a falecer o major Rubens Vaz. Este fato fez crescer ainda mais a reação contra Vargas e os oficiais generais exigiram o seu afastamento. Getúlio ainda tentou uma reunião especial do Ministério, na madrugada de 23 para 24 de agosto de 1954, porém chegou a suas mãos a notícia que os oficiais mostravam-se irredutíveis e exigiam a sua renúncia.

Incapaz de controlar a situação, Getúlio suicidou-se em 24 de agosto de 1954.


In -
Take a Virtual Trip to Brasil - Texto do Professor Lauryston Gomes Pereira Guerra

Iconografia




[Foto: Projeto Memória Viva]




NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados