[Acesso Rápido]
 
[Matérias Especiais]
[Principal]






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site
MATÉRIAS ESPECIAIS | Juscelino Kubitschek - Nota Biográfica


Juscelino Kubitschek de Oliveira foi presidente do Brasil no período de 1956 a 1961.

Diplomado médico pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, exerceu a profissão em hospitais de Viena, Berlim e Paris. Em 1933, foi secretário do Governo do Estado de Minas Gerais e, em 1940, eleito prefeito de Belo Horizonte. Em 1945, juntamente com outros políticos, fundou o Partido Social Democrático (PSD). Foi eleito governador do Estado de Minas Gerais em 1950, cargo a que renunciou antes de terminar seu mandato, dada sua candidatura à Presidência da República.

Conseguindo meio milhão de votos a mais que seu competidor, assumiu a chefia da Nação no dia 31 de janeiro de 1956. Suas metas visavam revolucionar a situação econômica do Brasil, tirando dele a pencha de país subdesenvolvido. Sua plataforma baseava-se, assim, no aumento da produtividade; no incremento da exportação a fim de constituir divisas; no incentivo à indústria; na preocupação com o desemprego, através de uma expansão industrial; e em atividades onde a energia humana pudesse ser aplicada.

O surto econômico, para o presidente, deveria se transformar em um verdadeiro movimento político internacional. Para isso, idealizou a Operação Pan-Americana. Suas metas de governo abrangiam os seguintes itens: a Marcha para o Oeste, através da construção de vias de comunicação - 1.500 km de ferrovias e 10.000 km de novas rodovias -, e o melhoramento das já existentes; a expansão econômica dessa parte do país, com notáveis condições de produtividade, mas inexplorada (Plano de Valorização da Amazônia); do aumento do potencial hidrelétrico (Furnas, Três Marias); da criação da indústria mecânica pesada (automóveis, jipes, caminhões, locomotivas diesel e elétricas e equipamentos pesados); do incremento da produção de minérios de ferro, destinados à exportação; da expansão das indústrias de petróleo (produção e refino), laminados, ferro-liga, cimento, celulose, papel, enxofre, alumínio, cobre e chumbo.

Seu governo foi muito debatido, sendo censurado por uns e elogiado por outros. Indiscutivelmente, porém, deixou marcas notáveis, como a construção de Brasília, atual capital do país e obra-prima da arquitetura moderna, erguida em meio ao planalto de Goiás e construída no curto espaço de cinco anos.

Após o período da Presidência, Juscelino elegeu-se senador por Goiás. Em 1964, com a Revolução, foi cassado e perdeu seus direitos políticos por dez anos logo após a promulgação do Ato institucional. Exilou-se, retomando apenas em 1967.

Nasceu em Diamantina, Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902, e faleceu num acidente automobilístico na Via Dutra, próximo a Resende, no dia 27 de agosto de 1976.


In -
Grande Enciclopédia Continental, Volume V, Edição exclusiva para o PRONAE

Iconografia



[Foto: Projeto Memória Viva]




NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados