[Acesso Rápido]
 
[Matérias Especiais]
[Principal]






 
>Blog do Patrimônio
>Brindes
>Busca no Site
>Fale Conosco
>Projetos
>Trapiche
>Mapa do Site
MATÉRIAS ESPECIAIS | Sobre o telefone


O telefone pode ser definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor (quem fala), de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor (quem escuta), o processo inverso, ou seja, a transformação de energia elétrica em acústica, permitindo dessa forma que duas pessoas possam conversar como se estivessem frente a frente, mesmo separadas por milhares de quilômetros.

Os primeiros telefones eram conectados a uma central que precisava ser operada por uma telefonista. O usuário tinha de girar uma manivela existente em seu aparelho e assim gerar uma corrente de toque. Na central, a telefonista atendia esse usuário e, conforme a indicação fornecida por ele, ligava-o com a pessoa desejada. Essa ligação era realizada manualmente, através de pegas: a telefonista comutava o ponto do usuário que a chamou com o ponto da pessoa com que este desejava falar.

Posteriormente, o avanço tecnológico do setor possibilitou que as centrais manuais fossem substituídas pelas automáticas. Os telefones aboliram as manivelas e adotaram discos para o envio de uma sinalização decádica - na verdade uma série de pulsos identificados de 1 a 10, que formavam o número correspondente à linha telefônica que o usuário desejava chamar.

No final da década de 60 do século XX, essa tecnologia começou a ser substituída por conta do advento dos telefones com teclados eletrônicos, que aceleraram significativamente o processo de discagem - bastava apertar uma das teclas numeradas e o pulso dessa tecla era enviado de forma instantânea. No processo anterior, era preciso esperar que o disco voltasse ao seu ponto inicial para só então poder discar outro número e enviar o pulso que lhe fosse correspondente.

O surgimento do DTMF - Dual Tone MultiFrequential - significou outro salto tecnológico no setor, vez que se constitui num sistema mais rápido de envio da sinalização, feito por meio de freqüências de áudio usadas em telefones com teclado digital gerador de tom.

Atualmente, vem crescendo o uso da telefonia pela internet através do VoIP - voz sobre IP, do inglês Voice over IP. Baseado num processo relativamente simples, o VoIP consiste em digitalizar a voz do usuário em pacotes de dados, usando para isso um programa específico. Esses pacotes de dados, por seu turno, trafegam em altíssima velocidade pela rede até seu destino final, onde são outras vez convertidos em voz. A grande vantagem desse sistema é a significativa diminuição no custo das ligações locais e interurbanas, que pode chegar a 70%.

No tocante à invenção do telefone, a polêmica está aberta.

Considerado por muitos anos uma criação de Alexander Graham Bell, o telefone tem agora um outro possível inventor, segundo reconheceu o Congresso dos Estados Unidos em 15 de junho de 2002 - Antonio Meucci, que fez uma demonstração pública registrada de um aparelho transmissor e receptor de voz, por ele denominado teletrophone . A descrição do aparelho e do experimento feito por Meucci foram publicadas num jornal de língua italiana de New York, em 1860 - bem antes, portanto, de Graham Bell divulgar seu trabalho nesse campo.

Iconografia







NOVIDADES DO SITE
 
Novo Blog

Foi lançado o novo blog do Patrimônio. Mais abrangente, com uma nova linha editorial e novo layout. Clique aqui.
 
Trapiche

A loja do site já está no ar - você já pode adqurir fotos e postais exclusivos
.
 
EM BREVE
 
Central de Notícias

Informação em tempo real numa parceria do Patrimônio com o G1, o maior portal de notícias da América Latina.
 
Site do Burunga

Cruel? Maldosa? E daí? A arte do riso é hilária.
 
Canal Curumim

Um canal com conteúdo todo direcionado para crianças - jogos, diversão, histórias, brindes, piadas e muito mais.
 
+ Projetos
Clique aqui

Principal   |   A Cidade   |   Athína   |   Cultura & Folclore   |   Matérias Especiais
Museu de Imagens   |   Sala de Imprensa   |   Agenda   |   Serviço   |   Novidades
Termos & Condições  |   Política de Privacidade  |  Sobre o Patrimônio |  Anuncie Conosco |  Créditos 
Copyright © Eduardo Abrahão - Todos os direitos reservados